• Alimentos de A - Z
  • Sem medo de Temperar e Caprichar nas Saladas

    Nos anos 80 e anos 90 o foco da alimentação eram as calorias e isso além de não ter ajudado em nada a melhorar a alimentação da população ainda acabou deixando algumas seqüelas, como por exemplo  o medo do consumo de gorduras naturais, como azeite, abacate, coco, castanhas, sementes… Por causa disso um pessoal criou um trauma danado de temperar as folhas, pois acreditam que desse jeito irão engordar.

    Massss, salada sem tempero não agrada todo mundo.

    Na verdade são poucas pessoas que aceitam e comem com consistência um pratão de salada sem tempero.

    Vejo muito em meu consultório pacientes relatando que gostam de comer saladas sem temperar, mas então eu os pergunto qual o volume e freqüência com que eles consomem saladas e a resposta geralmente é pouco ou quase nunca.

    Se você curte salada pura, sem tempero e a consome com freqüência e em volumes adequados, tudo certo, mas se as folhas cruas ainda não fazem muito parte do seu prato, vale a pena caprichar nelas!

    Não tenha medo de usar azeite, molhos caseiros ou um pouquinho de queijo ralado. Frutas secas e frescas também levantam o astral do prato! Abacate, castanhas, sementes como girassol, abóbora, chia e linhaça também deixam tudo mais interessante. Limão, vinagre, balsâmico entregam frescor e melhoram a digestão. E algumas surpresas como pedacinhos de palmito, azeitonas, alcaparras, pimenta biquinho enchem a boca de alegria.

    E eu amo comer salada junto com alguma proteína, como com um frango grelhado no limão (o meu preferido) ou desfiado, ou com ovinhos de codorna ou mesmo ovos cozidos, pode ser também uma carninha desfiada ou um paillard de mignon, com carpaccio de carne ou de peixe, atum em lata… hummm e com cevicce então… a salada vira uma festa!

    Relaxe, curta e saiba que não se trata de calorias mas principalmente de qualidade. Mas, lembre-se, é um prato de salada, por isso o maior volume deve ser de folhas e vegetais, ok? Os complementos são apenas complementos e não protagonistas.

    E para vocês amarem cada vez mais um bom prato de folhas eu estou pensando em compartilhar uma receita de um molho incrível. e que é super fácil de fazer. Se você quiser a receita comenta sim aqui nos comentários! Bjsssssss

    Ver mais

    Docinho de Amendoim com Coco

    ✨Olá pessoal! ✨ 👀Olha que legal essa receita, 😱Docinho de Amendoim, 👉super saudável, 👉deliciosa e 🙌muuuito fácil!!! 😍Foi demais gravar com o meu filho Rafa, quem me acompanha no Stories do Instagran, sabe que ele sempre me ajuda na cozinha 😂! Espero que gostem! Bjs 😘❤️🌿

    Docinho de Amendoim com Coco

    Ingredientes:
    1 e ½ xícara (chá) de aveia em flocos finos
    1 xícara (chá) de coco ralado sem açúcar
    1 colher (sopa) de sementes de chia
    ½ colher (chá) de canela em pó
    ½ xícara (chá) de pasta de amendoim
    ¼ xícara (chá) de mel ou melaço da cana

    Modo de Preparo: Misture todos os ingredientes com as mãos até formar uma massa homogênea. Se necessário, adicione uma a duas colheres (sopa) de água filtrada para dar a liga da massa (geralmente não é necessário). Passe um pouco de óleo de coco ou outro óleo em suas mãos e modele em formato de bolinhas, como brigadeiros. Repita até acabar a massa.

    Dica: Substitua a aveia em flocos por farelo de aveia caso queira uma receita com ainda mais fibras e menos carboidratos. Pode substituir a canela por extrato de baunilha. As bolinhas podem ser congeladas. Caso queira, pode enrolar no coco ralado seco, na farinha de amendoim ou no gergelim.

    Rendimento: 30 Bolinhas

     

     

    Ver mais

    Artigo do Catraca Livre

    8 perfis de nutricionistas para seguir e equilibrar a alimentação

    Compilamos alguns perfis com dicas, fotos e receitas que vão te inspirar a ter mais qualidade de vida em 2019

    Cuidar melhor da alimentação e manter um estilo de vida mais saudável são duas das principais metas da maioria das pessoas quando um novo ano se inicia. Graças a diversos nutricionistas que mantêm perfis com dicas em suas redes sociais, a alimentação mais equilibrada tem se tornado mais popular do que nunca.

    Sem essa de radicalismos e restrições. O que esses especialistas mostram é que dá para se alimentar bem, sem deixar de comer o que gosta. Uma alimentação saudável deve, sim,  ser rica em carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, fibras e sais minerais. Mas não tem problemas em comer um docinho ou um pedaço de bolo quando der vontade. O segredo para isso é algo que sabemos bem: equilíbrio.

    Clique aqui para acessar a matéria na integra!

     

    Ver mais

    Brócolis

    O brócolis pertence à família das Brássicas assim como a couve, a couve-flor, o espinafre, o repolho, o agrião e a rúcula. Esses alimentos são muito estudados devido ao seu conhecido papel de promoção a saúde, já que são ricos em fitoquímicos que ajudam o fígado a desintoxicar o organismo.

    Além de muito saboroso, o brócolis é uma hortaliça extremamente nutritiva, rica em vitaminas do complexo B, C e K, além de minerais como ferro, cálcio e magnésio.

    Por tudo isso, esse incrível alimento ajuda a prevenir o câncer, a osteoporose, melhora o humor e diminui a vontade de comer doces.

    A melhor maneira de consumi-lo é cozido por 3 a 5 minutos no vapor. Para aproveitar ainda mais seus benefícios é recomendando mastigá-lo bem ou picá-lo antes do preparo. As folhas podem ser refogadas ou usadas em sucos verdes. O caule, se bem picadinho, pode ser usado para enriquecer preparações como arroz integral, caldos e sopas.

    “O primeiro passo para a sua transformação alimentar é a inclusão de alimentos altamente nutritivos que naturalmente ajudarão a controlar o seu apetite.” Isabel Krempel – Nutrição e Qualidade de Vida.

    Gostaria de adquirir um E-Book com mais de 140 receitas organizadas em um Cardápio Mensal? Click aqui e saiba mais!

    Ver mais
    Ver mais
    Ver mais