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  • Brócolis

    O brócolis pertence à família das Brássicas assim como a couve, a couve-flor, o espinafre, o repolho, o agrião e a rúcula. Esses alimentos são muito estudados devido ao seu conhecido papel de promoção a saúde, já que são ricos em fitoquímicos que ajudam o fígado a desintoxicar o organismo.

    Além de muito saboroso, o brócolis é uma hortaliça extremamente nutritiva, rica em vitaminas do complexo B, C e K, além de minerais como ferro, cálcio e magnésio.

    Por tudo isso, esse incrível alimento ajuda a prevenir o câncer, a osteoporose, melhora o humor e diminui a vontade de comer doces.

    A melhor maneira de consumi-lo é cozido por 3 a 5 minutos no vapor. Para aproveitar ainda mais seus benefícios é recomendando mastigá-lo bem ou picá-lo antes do preparo. As folhas podem ser refogadas ou usadas em sucos verdes. O caule, se bem picadinho, pode ser usado para enriquecer preparações como arroz integral, caldos e sopas.

    “O primeiro passo para a sua transformação alimentar é a inclusão de alimentos altamente nutritivos que naturalmente ajudarão a controlar o seu apetite.” Isabel Krempel – Nutrição e Qualidade de Vida.

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    10 Truques para um Churrasco Saudável

    10 Truques para um Churrasco Saudável

    Uma das dificuldades do emagrecimento é o isolamento social que as dietas restritivas provocam. Mas em um processo de reeducação alimentar o paciente aprende como ser criativo e a transformar o ambiente para aproveitar o momento sem perder o foco de seu objetivo principal da perda de peso e manutenção da saúde.

    O churrasco faz parte da cultura brasileira e como manter o foco no plano alimentar é sempre uma dúvida em consultório, por isso resolvi escrever esse artigo para que todo mundo possa aproveitar um churrasquinho, se divertir e de quebrar se nutrir!

    A seguir algumas dicas de como fazer trocas inteligentes, diminuir o consumo de alimentos menos nutritivos e tornar algumas preparações mais saudáveis.

    1. Qualquer guloseima fica mais apetitosa quando estamos com fome, por isso no dia do evento siga seu plano alimentar fielmente e evite chegar com fome no local, para isso, caso necessário, faça um lanche leve com frutas e castanhas antes de sair de casa.
    2. Comece pelas saladas de folhas e legumes e tempere com azeite extra-virgem, molho vinagrete e limão. As fibras diminuem o apetite. Evite os molhos cremosos e a maionese.
    3. Seja um adepto dos espetinhos de legumes assados, que além de acompanhamento saboroso é rico em fibras e em nutrientes. Sugestões: abobrinha, berinjela, cogumelos, palmito pupunha, cebola, tomate cereja, pimentão, espiga de milho e o aspargo (deixar de molho em água por 30 minutos antes de grelhar). Tempere os legumes com azeite, ervas e sal integral.
    4. Como fonte de carboidrato prefira a batata-doce ou o inhame assados. O arroz integral e a quinoa também são boas opções. Evite os pães e as farofas.
    5. Não exagere no sal. Utilize as ervas e temperos naturais como tomilho, endro e alecrim.
    6. Prefira as carnes magras como fraldinha, maminha, baby beef, peixes e frango. Evite os embutidos (lingüiça), a pele do frango, a costela, o cupim e a capa de gordura da picanha (retire toda gordura aparente).
    7. Evite as bebidas alcoólicas, principalmente cerveja e chope. Se for consumir prefira uma taça de vinho ou uma caipirinha de frutas sem açúcar – se precisar adoçar utilize Stévia. Não exagere.
    8. Beba chá de hortelã, alecrim ou água com limão para ajudar na digestão. Evite os sucos de caixinha e os refrigerantes.
    9. Para a sobremesa aposte nas frutas assadas polvilhadas com canela (banana, abacaxi e maçã ficam deliciosas!).
    10. Se o churrasco não for na sua casa, seja gentil e surpreenda o anfitrião levando algumas dessas opções para serem compartilhadas por todos os outros convidados.
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