Tahine Caseiro

Tahine

Tahine

Ingrediente:
500g de gergelim cru

Modo de Preparo:
Coloque uma xícara (chá) do gergelim em uma frigideira grande e leve ao fogo baixo mexendo sempre para torrar. Cuidado para não queimar, pois é muito rápido e se passar do ponto o gosto ficará muito amargo. Torre até as sementes ficarem douradinhas, um amarelo clarinho. Coloque as sementes já torradas no processador e reserve. Repita esse processo até dourar todo o gergelim. 

Agora ligue o processador e deixe bater até formar a pasta. O ideal é não demorar pra processar, pois é mais rápido quando as sementes ainda estão quentinhas. Esse processo demora aproximadamente 10  minutos (pode variar conforme a potencia do equipamento). Pode ser necessário desligar o equipamento eventualmente para retirar o gergelim que ficou grudado nas laterais com a ajuda de uma colher. Assim que atingir a consistência de uma pasta cremosa o tahine estará pronto. Guarde na geladeira por até 3 meses. O ideal é armazenar em potes de vidros previamente fervidos por 10 minutos e bem secos.

Dica: Se o seu processador for pequeno, reduza pela metade a quantidade de gergelim. Essa pasta pode ser usada para fazer homus, babaganoush, molhos de saladas, comer com palitinhos de legumes, torradas…

Gostaria de adquirir um E-Book com mais de 35 receitas organizadas em um Cardápio Quinzenal? Click aqui e saiba mais!